Todas as Glorias a Sua Divina Graça Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj!

http://www.scsmath.com/n_corner/trove/mathlogo-roman3.jpg

quinta-feira, 18 de março de 2010

LEMBRANÇAS DE SRILA GURU MAHARAJ

CAPITULO TRÊS

LEMBRANÇAS DE SRILA GURU MAHARAJ

(Extraído de uma conversa com Sua Divina Graça)

Eu nasci a meia noite, Sábado, 10 de outubro de 1895. Navami tithi (dia lunar) sob o mesmo signo do Senhor Ramchandra. Krsna-paksa(quinzena da lua escura). Sriman Mahaprabhu também nasceu num sábado. Eu fui o segundo filho. O primeiro era uma garota, mas ela morreu prematuramente, assim Ram Kavach(um mantra protetor e amuleto) foi dado a minha mãe para proteção do próximo filho, ou seja, eu. Assim eu nasci após minha mãe ter aceito o Ram Kavach.

Havia dois quartos feitos de sapé, um deles era o quarto para partos. Devido a que o primeiro filho havia morrido, após eu ter nascido e minha mãe ainda estar na área do parto, bem em frente a este local meus dois sobrinhos que falavam inglês montaram guarda a noite para assegurar que nenhum fantasma ou algo assim viessem sob a forma de um gato ou de qualquer outra maneira. Assim como eles estavam lendo e estudando, eles protegeriam a primeira metade da noite. Eles haviam se graduado e estudavam para mestrado. E durante a segunda metade ou última porção da noite dois estudantes de sânscrito, um sobrinho e outro um tio, sentavam-se ali bem de frente a esse refugio temporário, lendo, para proteger contra qualquer ataque invisível nesse momento. Todos eles mantiveram-se de guarda durante a noite.

Desse modo, o que me lembro, é que quando eu era um menino carregado no colo de meu pai, passava um grupo de Sankirtan a alguma distancia; chorando, eu pedi a meu pai que me levasse até lá. Assim, para me consolar ele me levou até o local por algum tempo e após retornou.

Eu tinha um memória muito boa, em especial para sânscrito. Haviam me ensinado um sloka em glorificação ao Senhor Siva -e eu o cantava de cor. Quando eu estava com um ano e oito meses, meu avo morreu, mas eu não consigo lembrar-me dele. Minha mais antiga recordação é de um terremoto. Eu nasci em 1302 , no calculo maometano, e 1304 no mês de Vaisakh houve um terremoto. Eu não passava de uma criança com cerca de um ano e oito meses, mas eu me lembro disso. Eu me recordo do tremor da terra, com muitas vacas agrupadas, etc - essa é minha primeira recordação.

Quando eu estava com três anos meu primeiro irmão nasceu. eu me recordo da cena do nascimento de meu irmão, por volta de agosto de 1898.Tambem me recordo quando fiz cinco anos e me ensinavam a escrever, e eu fui levado a casa do meu tio materno. Muitas

outras coisas antes disso eu me recordo. quando eu estava na casa de meu tio materno, por três anos para educação básica numa escola primaria, eu obtive a ajuda de uma de minhas tias que me ensinou o Ramayana e Mahabharata.

Isso me foi de grande ajuda. Eu já demonstrava alguma afinidade por todas essas coisas, pelos tipos de conhecimento intuitivo e era parcial com os ensinamentos da mitologia antiga e cultura da seção ortodoxa. Da minha tenra infância minha tendência era para a cultura da seção ortodoxa - Veda, Upanisad, etc, fé em Deus - todas essas coisas.

Aos nove anos fui admitido no segundo grau Intermediário segundo o atual sistema indiano). Como estudante, no clube de debate, eu sempre me colocava no lado da cultura antiga Sastrica, mesmo contra os professores que tomavam o
partido da causa da renascença ou reforma. eu estava sempre do lado da cultura dos antepassados. Eu debatia com eles e eu nao acho que eles pudessem me derrotar.

Em seguida eu recebi meu cordão sagrado na tradição da família quando eu contava com catorze anos. Sinto que minha memória era mais ou menos bem aguda. eu posso lembrar-me do que eu vi e ouvi na minha infância.
Diziam a mim que eu tinha uma tendência geral de que se alguém se aproximasse para me pedir algo, eu respondia, “Nao”.

Qualquer coisa que me pedissem, “Nao”. Todavia, certa vez,quando um dos membros de minha família ,um estudante, estava para prestar um exame ,ele veio perguntar-me sobre se passaria ou nao , eu respondi que sim,E ele ganhou uma bolsa de estudos, Em seguida eu, me matriculei na escola secundaria local quando eu estava com quinze anos,Eu já escrevia versos em sânscrito antes disso.

Eu gosto de sacrifícios na vida, É o lado magnânimo, eu tinha afinidade pelo Senhor Ramacandra, pelos seus passatempos exemplares, mas nao tinha tanta pelo Senhor Krsna, devido a seu Vrindavana- lila, Eu não podia harmonizar a questão de Deus ser poder ser um mentiroso, e um caçador de garotas.

Eu nao podia acomodar esse fato Embora eu olhasse as deidades de Radha Govinda-e elas me pareciam muito muitíssimo encantadoras. Eu percebia um fundo místico ali,mas no aspecto geral eu tinha mais simpatia por Ramacandra do que por Krsna.

Minha atração por Krsna chegou de inicio através do Bhagavad- gita, e posteriormente através de Mahaprabhu. Eu gostava de Ramacandra por sua magnanimidade, Eu estava especialmente atraído por seu ideal de auto-entrega. Assim eu gostava muito de Radharani, gostava muito de Mahaprabhu,mas minha atração por Krsna era menor.Minha atração por Krsna veio através de Mahaprabhu e Radharani-a partir do lado deles.

Quando eu estava com nove ou dez anos,mais ou menos, havia um Templo onde as deidades de Radha- Krsna estavam instaladas em Jagadananda Pur, próximo Katwa, todo ano no mês de Kartik meu pai costumava recitar ali o Srimad Bhagavatam, As vezes eu visitava este templo com ele, e ali eu encontrava uma atmosfera mística, parecia para mim muito místico.

Após a minha matricula na escola eu fui para Baharamapur distrito de Musthirabad para estudar na Universidade de Krsnanath. Ali na companhia de um de meus primos, o filho de meu tio materno, eu me conectei com pessoas da Bengala Ocidental, que eram famosas sendo que nos já tínhamos ouvido sobre a coragem e o espirito de sacrifícios deles.Eu fixei residência na mesma pousada que eles.

De algum modo eu passei para o segundo período da escola, (Srila Guru Maharaj havia sofrido de uma recaída muito perigosa de malária por todo o ano esta época) mas mesmo assim eu passei no curso de artes intermediárias na primeira divisão. Quando estudávamos na escola local, eu tinha por obrigação de executar alguns deveres familiares juntamente com o estudo. Agora contudo na posada eu passei entre os primeiros.

Então eu fui novamente admitido no mesmo colégio em Baharammpur. Após os quatro anos nos preparamos para o bacharelado. Quando eu era um estudante do quarto ano eu conheci um jovem estudante recém- chegado na escola. Na escola eu vi que um pequeno grupo de estudantes que eram devotados a meditação e puja, e havia outro grupo que nao se preocupava na adoração mas eles gostavam do serviço aos doentes e alimentar povo. Contudo eu tinha uma natureza interna para ambos os trabalhos.

Eu era estudante do quarto ano e esse rapaz era primeiro período, havia uma diferença de três anos, eu estava inclinado a ambos os lados muito intensamente, algumas vezes tomando o, nome do Senhor em voz muito alta como um louco e também executando sandia- vandana ( preces regulares executadas pela manha, tarde e noite e adoração) etc. Ao mesmo tempo quando tinha alguém doente ele se ocupava em dar assistência, mesmo que tivesse que negligenciar a alguma aula da universidade. Ambos os lados- serviço social bem como adoração combinavam-se nele.

Antes disso, quando estava no colégio eu consegui um livro onde se mencionava que se pudéssemos prosseguir coma japa( canto meditacional) do Gayatri por 432 vezes diariamente, podíamos alcançar um grande progresso espiritual. Eu pratiquei isso por algum tempo e nessa época eu me esforçava o máximo para compreender a Verdade revelada, sem consultar nenhum dicionário ou gramatica, eu ouvi que o Gayatri é consciente, espiritual, não palavras mortas.

Assim se eu prosseguisse com o japam Gayatri por si ele revelaria o seu significado e propósito, eu me aproximei dele com essa atitude, e costumava sentir alguma luz vindo das palavras em si do Gayatri , eu obtive algum conhecimento sobre isso por , algum tempo.

Em seguida, como eu cantava, eu tive conexão com esse rapaz na universidade , e eu tentava me associar com ele. O seu nome era Sri Suresha Bhattacharya, ele vinha de uma família bramana de Faridpur. O fundador da Bharat- Sevashram, Sri Pranavananda era de seu vilarejo, Sripad Madhusundam Maharaj também e proveniente do, mesmo local- Bajepratappur no distrito de Faridpur.

Um dia quando estávamos em uma caminhada matinal e também limpávamos nossos dentes com pequenos ramos, ele referiu-se a seu pai com a expressão “aquele cavalheiro”,e eu protestei:

“Por que você usa essa expressão com seu pai?Voce disse aquele cavalheiro? por que isso? Ele disse, ‘Sim, eu cometi um erro, eu nao deveria ter falado desse modo na sua frente, mas de fato é assim mesmo.

“Aquele cavalheiro- ele era um cavalheiro, e nessa vida eu vim a ele e ele me protegeu por algum tempo, e na próxima vida eu irei para um outro,lugar, desse modo nós nos movemos de lá para cá, indo para algum cavalheiro,e para outro cavalheiro...
Embora eu tivesse sido contrario, esse ponto causou-me um forte impacto. Eu comecei a pensar, “sim”é verdade. Nós estávamos rodeados por pai, mãe, irmão,
como ele disse “aquele cavalheiro”, que ligação verdadeira nós temos com eles ou eles com nós? Nós somos quase estranhos uns com os outros! Pensando e repensando sobre esse assunto todo o mundo se tornou vazio. Eu senti uma atmosfera violenta sem abrigo para se refugiar em qualquer lugar.

Uma posição caótica, e eu nao tinha nenhuma estabilidade. De onde eu vinha,para onde ia, quanto tempo iria ficar aqui ?tudo isso é um ponto no infinito.
Eu sou um ponto incerto no mundo do infinito, Um grande choque veio dentro de mim desse modo,e essa foi a grande virada da minha vida

Os atrativos deste mundo nao tem valor, eu estava estudando, estudante do quarto ano. Eu estava a poucos meses de chegar ao exame final. Os meus amigos ficaram alarmados ao,verem minha posição, “O que você esta fazendo? Você esta negligenciando seus estudos! Como você vai ser capaz de passar de ano? O seu pai esta mandando dinheiro para seus estudos, você nao é tão rico.

Deste modo eles tentavam ao máximo ajudar-me . mas eu não podia me concentrar em nenhum daqueles livros da escola. Eles diziam “Se você nao pode fazer isso nós iremos ler e você vai ouvir”Nesta época meu amigo me deu alguns livros sobre a vida e ensinamentos de Sri Caitanya Mahaprabhu, e eu os devorei como,se fossem néctar. Ali eu encontrei um posicionamento- nao era como se eu nao estivesse em lugar nenhum. Ali estava a sustentação- a base , a fundacao; ali encontrei o substrato, esperança e abrigo que eu precisava.

Deste modo eu comecei a ler e ler. Minha natureza era de o que quer que eu . lesse,eu lia meticulosamente. Podia ser lento,mas a minha leitura era mais ou menos muito precisa e representava o aspecto verdadeiro. eu também podia ouvir muito claramente, mesmo sem ler, a audição apurada fazia também parte de minha natureza. o que quer que eu lesse eu podia aprender o objetivo profundo e mante-lo dentro de mim.

Foi através da leitura que eu encontrei minha futura esperança, eu estava convertido na família de minha mãe havia algum reconhecimento por Sri Caitanyadev, mas na família de meu pai que eram smarthas ortodoxos, eles odiavam Sri Caitanyadeva, para eles Caitanyadeva havia criado um caos na sociedade. uma praga, aqueles que haviam perdido sua posição social tornavam se vaisnavas, se tornavam se seguidores de Caitanyadev. Na família de meu pai eles mantinham esse tipo,de aversão. Apesar disto eu me tornei um seguidor completamente convertido de Caitanya.,Esse sentimento chegou a mim não apenas de um modo intelectual, mas de mente e coração eu senti uma conversão completa.

Meu pai morreu. Eu fiquei desapontado e desanimado. eu era o filho mais velho, ele tinha alguma expectativa em mim em relação aos assuntos familiares, mas pode-se dizer que ele morreu com o coração partido. O peso das obrigações familiares passaram, mas meus pensamentos estavam em outra parte. Havia chegado a minha oportunidade de levar uma vida de abnegação. Por um ano em luto pela morte de meu pai eu nao usava guarda- chuvas nem sapato,, e mais umas adições extremadas, eu nao usava nada alem de uma peca de roupa e um lençol por tudo um ano.

Meio enlouquecido fazia serviços de agricultura e cuidava das vacas. De qualquer modo eu me formei. A seção Bahamapur onde eu havia aparecido, meus amigos de aula, disserem que isso era um massacre! em larga escala estava sendo, muitos poucos conseguiam passar, mas de algum modo eu passei. e me formei. Alguns de meus amigos de classe disseram Oh, pelo método da adoração e satisfazer a Deus ele se formou! ele nao estudou nada mas passou, somente por adorar Deus, eles afirmavam isso.

O meu pai morreu em plena consciência - ele me disse diversas coisas. uma era que eu deveria me casar. eu nunca havia dito uma mentira, qualquer que fosse a conseqüência, eu, estritamente falava a verdade. eu nao podia me comprometer assim com ele. assim eu me senti pressionado , ele disse- quer você case ou nao agora não me cause distúrbio em minha morte. - diga que você fará isso.

De qualquer modo uma frase me veio a mente “eu tentarei satisfazer seu pedido: deste modo de uma maneira modificada eu respondi a ele. de algum modo então eu tinha de casar. a vida familiar se prolongou por seis anos, enquanto isso eu estudava.

Todavia o movimento de Gandhi de nao cooperação seguia em frente e eu me juntei a esse movimento, havia um tipo de promessa que em um ano esse movimento conseguiria swaraj( independência)a todos.

Eu procurava sannyasa, mas meus compatriotas queriam um ano meu, assim eu imaginava que poderia me sacrificar nisto, nesta causa. Eu terminei a faculdade de direito e trabalhei por algum tempo como secretario do movimento em Kalna.

Deste modo me dirigindo as aldeias, eu trabalhei por dois ou três anos. então este movimento parou por algum tempo, em seguida eu fui requisitado para o serviço em Calcuta. Com a ajuda do superintendente do governo eu servir ao escritório dali.

A minha atração havia ficado sempre com Mahaprabhu. enquanto isso eu andava daqui para lá, buscando por um sadhu por a qual obtivesse iniciação, mas nao encontrava ninguém de meu agrado.

Certo dia eu voltava do escritório vi um cartaz na avenida Cittaranjam: Gaudya Math Mahotsav( grande festival) duração de um mês. O chamado estava dado, próximo o templo de Pareshanath. eu vi este cartaz colorido, eu imaginei, Gaudya math, devem ser seguidores de Mahaprabhu, vou ver o que ocorre ali.

Quando eu era um estudante de direito, através de Suresh Battacaryaque foi o fundador da Bharat- sevashram, Sri Pranavananda, ele tentou o máximo arrebanhar-me para sua missão, mas eu rejeitei.

Meu coração era de Mahaprabhu, assim eu nao podia ir a nenhum outro lugar.
Ele dizia “eu também tenho muita reverencia a Mahaprabhu mas eu acho que o primeiro estagio tem que ser o de Bhuda, abnegação ou vairagya e indiferença ao mundo. Secundariamente o estagio de Sankar Vedanta- jnana. e na etapa mais elevada conquistará o prema de Caitanya. A nao ser de outro modo as pessoas mal interpretarão como sendo luxuria

Eu respondi”sim o que você diz é correto que o prema dharma de Caitanyadeva é o mais elevado, mais acima da concepção dos budista e sankaristas
O Budistas praticam vairagya e os Sankaristas praticam conhecimento do Vedanta, mas não disse isso, mas ele disse sim, que você se associe com um sadhu, e obtenha o santo nome.
Ele silenciou.

Eu disse a ele”se você tem algum poder sobrenatural, eu ficarei grato se você puder me disser aonde meu guia espiritual, meu gurudeva esta
Ele disse o nome de um cavalheiro, Haranath.

Eu procurei por essa pessoa mas não pude encontrar, foi quando eu vi o cartaz da Gaudya Math. Lá estava apenas um cavalheiro, no saguão externo, e todos os demais haviam ido em execução a nagar sankirtan, então eu conversei um,pouco com esse cavalheiro. Eu havia escutado um pouco sobre Caitanyadeva e as escrituras, mas eu vi que essas pessoas que representavan o Math tinha um conhecimento mais profundo e idôneo sobre isso.

Nisto os outros voltaram do kirtan , eu vi Guru Maharaj adiante com sua danda,assim que ele chegou em frente ao Math alguns discípulos vieram e lhe pegaram a danda e ele foi recebido no local. A primeira vista eu achei que a postura de Guru Maharaj era de completa indiferença com o mundo ordinário. Ele não se importava com ninguém, ele era auto- suficiente, eu tive esse tipo de impressão dele a primeira vista, Então eu iniciei minhas visitas. Gradualmente,eu vivenciava que eu queria ficar nesta companhia.

Desafortunadamente eu não fui capaz de encontra-los antes, mas o que me impedia de ir e ficar lá?eu olhava para casa, meu pai havia partido, minha mãe estava viva, eu tinha três irmãos mais jovem, mas eles não se afetariam muito.mas minha esposa seria atingida. Eu não sei porque, mas um pensamento repentino me veio que se ela morresse, eu estaria livre.

Eu tive esse pensamento. eu estava atraído pela associação daquelas pessoas. havia tantos membros e cavalheiros de uma natureza educada. e por inteiros entregue ao serviço de Mahaprabhu. Isso me atraia muito.

Neste mesmo dia eu estava no meu quarto, e vi que minha esposa estava doente.
após três dias ela morreu. Minha mãe tentou que eu casasse novamente, mas ela nada consegui. Em seis meses ela também morreu em Haridwar na época do Kumbha-mela., foi lá que ela morreu. um de meus irmãos Satyem, dava assistência a ela com outros peregrinos e irmãs,etc..

Eu estava livre. eu visitava o Math. e agora eu deveria colocar ali minha fé, assim era necessário saber o máximo possível sobre a missão; para conhecer a missão significava conhecer o líder da missão. assim eu tentei subir as escadas para onde Guru Maharaj ficava, para a frente de seu quarto, eu me sentaria ali para ouvir, o meu pensamento era que ali era onde eu deverias me juntar Certo dia


ocorreu que Kirtanananda Prabhu um brahmacari, me barrou quando eu estava para fazendo uma tentativa de subir as escadas
Onde você esta indo?

Eu estou indo ate Guru Maharaj, eu aprecio muito ouvir e me associar.
Nao, você deve ficar aqui na sala de espera e quando alguém vier você dirá que deseja tal encontro, essa pessoa vai verificar e quando ela retornar com a resposta só então você deverá ir , de outra maneira você deverá ficar aqui.
nunca traspassa esse limite,

Ele foi um pouco descortês. por isso eu pensei, -qual deve ser a natureza de um sadhu? Porque deveria haver uma diferença interna e externa? Assim eu nao preciso vir aqui novamente!

Contudo neste mesmo momento a posição de Sukadeva veio a minha mente. eu havia lido no Mahabharata que Srila Vyasadeva enviou seu filho Sukadeva para o Rajarsi Janak com a finalidade de terminar sua educação, ou sadhana,

Srila Sukadeva chegou, e ele foi retardado por sete dias no portão externo. Nisto chegou a informação a Janaka que autorizou a entrada . Deste modo,haviam sete barreiras ate chegar ao centro da capital, em cada uma dos sete portões ele ficou detido por sete dias, deste modo sete vezes sete são quarenta e nove dias que ele retardou sua chegada. e apenas após isso é que ele pode encontrar com Janaka.

Isso eu pensei, e então o pensamento conclusivo seguinte veio: se existe alguma coisa negativa aqui e me colocam num trono para adorar-me , eu nao deveria vir aqui; e se existe alguma coisa boa e verdadeira e eles me batem com cabo de vassoura eu nao devia abandonar esse local! essa conclusão veio a minha mente e eu mantive as minhas visitas.

Certo dia Guru Maharaj passeava na varanda superior após ter tomado seu lanche vespertino, em geral ele nao comia nada a noite, eu me aproximei e me posicionei no quanto, uma pessoa dava uma assistência a ele. Guru Maharaj perguntou,
Ele tem algo a dizer?

A pessoa que o ajudava, veio até a mim e perguntou :
Você tem algo a dizer?

“Nao eu nao tenho nada a dizer
Ele voltou “ele disse que nao tem nada a dizer
Então Guru Maharaj disse:


“Ele tem algo a perguntar?

Ele novamente veio ate mim e disse
“Guru Maharaj quer saber se você tem algo a perguntar?
Nao eu nao tenho nada a perguntar
Nisto novamente Guru Maharaj colocou, - ele tem algum propósito na mente para vir aqui?

A pessoa voltou até a mim.e eu disse:
Sim sem um propósito nada pode acontecer.
Quando eu vim aqui, vim com um propósito.


Qual o propósito?

Ganhar e obter sua graça de todos vocês, esta foi minha resposta.nada mais do que isso.

Talvez isso tivesse tocado Guru Maharaj. ele se aproximou de mim, e perguntou quem eu era, o que eu fazia, onde era minha casa etc..entao ele disse:
Você é muito afortunado. você nasceu na área de Gauda- mandal.

Ele tinha uma publicação em um folheto e seu assistente disse”Guru Maharaj
esta oferecendo este folheto para você
Ëu disse, eu já o tenho.

Ele disse , isso nao importa,com boa vontade Ele esta lhe oferecendo isso, assim existe algo mais. você deve aceitar.

Então eu peguei e o coloquei sobre a cabeça e o aceitei. essa foi minha primeira conversa com Guru Maharaj.

No ano seguinte eu fui convidado para a cerimonia de aparecimento de Srimam Mahaprabhu em Mayapur. Nesta época eu visitava o Math como ouvinte eu fui para cerimonia , nesta época minha mãe também me havia convidado para ir rumo a aldeia para se encontrar com meu segundo irmão. Ela queria me ver antes de partir para Haridwar e as pessoas da Gaudya Math também me convidavam para ir a Mayapur, eu me encontrava num dilema...

Que fazer? havia o chamado de minha mãe, e talvez o ultimo. ela estava para morrer pois sua saúde nao estava boa, este foi o chamado. Eu pensei, eu quero assumir esse lado na minha vida, deste modo esse lado é o que tem preferência eu evitei a chamada da minha mãe para ve-la e invés disso fui para a Gaudya Math.

Nas conversas que ali se fizeram eu percebi que eles nao se importavam com a opinião de ninguém; mas quando se citava- as escrituras, eles davam uma paciente audição. Esta era a natureza deles. em resumo eles rejeitavam tudo, nao se importavam com ninguém, e davam atenção apenas para a verdade das escrituras; e avaliavam sumamente. E com aversão eles rejeitavam os pilares da sociedade da época.

Como Sri Aurobindo, Gandhi, Ramakrsna, os Goswamis imitacionistas, eles rejeitavam todos eles. Contudo Mahaprabhu, Gita era tudo que havia,- eu tinha uma atração um gosto por eles, eu me identificava com eles.

Ainda assim havia algum tipo de objeção. Uma era que Guru Maharaj vinha de uma família Kayastha, que se consideram como sudras, eu vinha de uma família de Panditas bramanas, com uma grande honra na sociedade. aparentemente qualquer bramana deve ser considerado apto; deste modo algum tipo de objeção eu senti, Nisto quando eu fui para Mayapur eu novamente vi muitas coisas que me tocaram.

Srila Bhaktisidhanta proferia uma palestra para muitos cavalheiros que haviam
vindo de Krsnanagar- pessoas educadas. em outro local o sannyasi senior Sripad Bhakti Pradip Thirta Maharaj proferia uma palestra. em outra parte Sripad Bhakti Swarupa Parvat Maharaj fazia recibos de uma coleta de fundos das pessoas.
era ,uma colmeia de atividades , eu me senti numa atmosfera feliz e transcendental ali.

Quando terminou a festa, Guru Maharaj estava sentado numa cadeira de pano na varanda de seu quarto e muitas pessoas lhe ofereciam reverencias e saiam. neste momento ele falava e conversava Eu estava ansioso para ouvi-lo, ele dizia,”Nao me enganem vocês todos, eu estava alerta, por que? Onde estão enganando-o?
todos foram convidados eles vieram e agora estavam saindo; porque ele falava sobre enganação?

Em seguida o que ele disse foi ‘vocês todos vieram com a compreensão de que se ocuparam no serviço a Krsna. e assim eu estabeleci uma relação com vocês e agora somente por uma questão de moda vocês vieram assistir essa cerimonia e estão indo para casa se ocuparem nos afazeres mundanos; o que vocês me garantem é que vocês todos servirão a Krsna, contudo.. HA um desapontamento, enato ele continuou”Voces podem dizer oh , eu fiz um importante negocio e após terminar isso eu virei juntar-me com vocês assim que possivel.,mas nao , nao !

se vocês me dizem que existe um pequeno incêndio e após extinguir o fogo retornarão , então eu direi que isso nao é necessário. se o fogo queima todo o planeta , você nao vai perder nada. ao contrario você será poupado se você pudesse se desligar destas coisas que estão queimando. toda sua ocupação positiva , a sua ânsia interna, tem o, seu correspondente em Krsna. todas as suas necessidades e ânsias se satisfarão com seu serviço aos sagrados pés de lotus de Krsna e nem um outro lugar. Ele falava tão pesadamente. que eu fiquei tomado de admiração. Eu pensei, em nenhum outro lugar eu ouvi deste mundo tal necessidade intensa por Krsna- bhajana- deste modo eu devo prostar-minha cabeça aqui. Foi ali que eu me decidi tornar-me um discípulo.

Antes minha mãe ficava apreensiva que “ele é meu filho mais velho, mas ele vai tornar-se um sannyasi, sem completar a minha cerimonia sradha-, então quem executara minha cerimonia? Deste modo quando ela morreu, eu fui para casa e completei a sua sradha e após o termino eu voltei, na metade final de abril eu fui para me juntar ao Math. Primeiramente, eu disse que meus dois irmãos mais jovens deveriam terminar seus estudos e seguir sua vocação, em seguida eu partiria, da família para me juntar ao Math.

Contudo Sripad Bharati Maharaj e outros disseram que eu tinha uma grande oportunidade.

Eles me pressionaram, “nao, nao, Krsna levou sua esposa, e sua mãe. ele já fez o suficiente por você , se você negligenciar e não aproveitar essa chance talvez outros obstáculos virão e essa vida será estragada sem qualquer esperança.
Eu perguntei -o que vocês querem dizer?
Eles disseram- venha imediatamente. Eu aceitei esse conselho e me juntei ao Math imediatamente.Eu estava vivendo junto com meus dois irmãos em uma pousada e eles vieram comigo,eles voltaram chorando, eu permaneci no Math.

Eu fiquei no Math de Calcutá por algum tempo, me foi pedido para executar algum serviço na editora dali, mas eu nao estava em especial inspirado no trabalho editorial Eu estava mais interessado em ,pregação, em kirtana e pregar, deste modo em seguida eu fui mandado para uma viagem de pregação.

A primeira parada foi em Dumurkonda Math, na Bengala, em seguida para Benares, e depois para Vrindavan. Havia um kirtan nagar, nas ruas por algum tempo, de lá eu fui para Dheli onde havia uma coleta de porta em porta por um determinado tempo. em seguida foi aberto o math de Kuruksetra., eu fui colocado como comandante ali, nisto eu me encontra sozinho numa pequeno vilarejo em Kuruksetra. Este era um lugar solitário exceto durante o eclipse solar onde havia uma reunião de centenas de milhares de pessoas. fazendo coletas ali passei, uns dois ou três anos, em seguida foi aberto o Math de Dheli e eu fui para lá como responsável. Em seguida eu visitei Simla e outros lugares para pregar.

Todo ano em agosto tínhamos que retornar ao Math de Calcutá para uma celebração de um mes..Assim quando eu voltei aqui fui levado por Sripad Bon Maharaj e Sripad Hayagriva Prabhu em um grupo em direção a Madras que
deveriam instalar as marcas dos passos de Srimam Mahaprabhu, então ao retornar ao Math do Bhagh Bazaar foi aberto e na casa alugada originalmente as deidades foram removidas em procissão de carros ate o math de Bhagh Bazaar e o festival de um mês foi realizado. Srila Bhaktisidhanta neste ano estabeleceu e instalou o Pada- pitha( os pés de lotus de Mahaprabhu) até Mangalgiri, próximo a Bejoyda, Kobhur ,
Em seguida ele foi a Madras e declarou aberto a Gaudya Math de Madras, e nos colocou ali, ele alugou uma casa Sripada Bon Maharaj era o líder e o sannyasi senior, enquanto isso,eu aceitei sannyasa recomendado por Sripad Bon Maharaj.

Ele disse sobre mim, “ele é um bom pregador, ele é melhor pregador do que coletador; eu era formado e era conhecido como Sri Ramendra Sundar Battaacarya, meu dever era aproximar-me das pessoas e apresentar os sannyasis. e mais ou menos eu tinha o trabalho de coletador de fundos, mas Sripad Bon Maharaj disse”ele nao é um bom coletador, e sim um bom pregador, ele tem um bom Hari -katha, então eu aceitei sannyasi em outubro de 1930 e após a instalação dos pés de lotus de Mahaprabhu em vários locais, Srila Bhaktisidhanta abriu o math de Madras, como havia mencionado.
Ali fomos deixados e começamos um trabalho de pregação por cerca
de três anos,

Houve um parikrma em Vrindavan, juntamo-nos a esse programa, e Sripad Bon Maharaj foi para a Inglaterra para pregar, e eu fiquei responsável pelo Math de Madras. O templo estava quase todo construído nesta época, mas tarde o math de Bombaim foi aberto e eu novamente fui levado para lá, eu vivi ali por algum tempo. em seguida fui levado com um grande grupo de Bhaktisidanta Prabhupada. , eu ficava na maioria do tempo com Prabhupada, nos pregamos em diferentes locais na Bengala, em 1 de janeiro de 1937 as 5.30 da manha Srila Prabhupada Bhaktisidhanta deixou este mundo
Antes disso Srila Bhaktisidhanta havia desejado que eu fosse pregar em Londres, mas eu disse”eu nao sou apto para isso- eu nao consigo assimilar o sotaque deles, eu nao tenho a tendência a misturar-me com eles muito intimamente,
assim você vai gastar dinheiro para me mandar mas eu nao capaz de mostrar nenhum resultado satisfatório; se você me ordenar que vá, eu deverei ir mas eu estou lhe informando o que eu sou”- então ele mandou Sripad Bhakti Saranga Goswami Maharaj ao invés de mim.

Quando Prabhupada adoeceu, eu lhe dava assistência Um dia antes de sua partida, ele me chamou e me pediu para cantar Sri Rupa manjaripada, nesta época eu nao estava acostumado a liderar kirtanas, eu estava hesitante, mais tarde Sriyukta Kunja Babu pediu a um bramacari ‘você prossiga cantando”em seguida ele começou a cantar, mas Prabhupada sentiu-se insatisfeito e ele disse”eu nao quero ouvir a tonalidade ou o som doce.foi ai que o bramacari parou e eu tive que cantar Sri Rupa manjaripada e as pessoas diziam “Prabhupada neste momento deu a você a dimensão de Rasa-seva.

Cerca de um ano antes disso. eu compus um poema em sânscrito sobre Srila Bhaktivinod Thakur, e Srila prabhupada ficou muito satisfeito com isso. Quando eu li para ele a primeira vez , ele observou, com um estilo muito feliz”em seguida eu ouvi ele disse a Sripad Srauti Maharaj, ‘esse poema é tão refinado, nao foi escrito por ele- foi escrito pelo proprio Bhaktivinod Thakur e veio através dele. é muito apreciavel!
Certa vez ele disse a Sri Aprakrta Prabhu” eu estou satisfeito que o que eu vim para dizer permanecerá após minha partida- eu encontrei nestes slokas o sidhanta - a conclusão teológica perfeita.

sri - gouranumatam svarupa- viditam rupagrajennadrtam
rupadyah parivesitam raghunair asvaditam sevitam
jivadyair abhiraksitam suka siva bhramadi sammanitam
sri radha pada sevanamrtam aho tad datum iso bhava

Aquele que é o gracioso presente Sri Gourasundar, o significado profundo e interno que é tão conhecido por Sri Svarupa Damodhar, aquele que é adorado por Sri Sanatan Goswami, e distribuído pelos rasa- tattvascaharyas liderados por Sri Rupa Goswami, e seus seguidores e eternamente protegido por Sri Jiva Goswami e seus companheiros; e aquele que é venerado longe por grandes personalidades como Mahadev, o senhor dos deuses, e por Brahma o avo do mundo. oh! maravilhas das maravilhas, o néctar extático do serviço exclusivo dos pés de lotus de Sri Radha. - você mantém a posição perfeita para misericordiosamente dar isto para nos.



Antes disso, eu também escrevi um artigo para o jornal espiritual Nadya- prakasa,
e Bhaktisidhanta Prabhupada comentou com Sripad Sraman Maharaj- que era o editor, “se você pode colocar esse tipo de artigo em seu jornal , o padrão do jornal se elevara’, estes artigos são os que se espera que publique.’De algum modo ele apreciava a minha compreensão e realização. Existem muitas outras passagens.
Pergunta:Eu ouvi disser que Srila Bhaktisidhanta o entitulou de Sastra- nipuna.
Srila Sridhar Maharaj- Oh, em Madras, na Gaudya, na Gaudya Math havia um jornal dirigido , foi publicado um artigo sobre o nascimento de Srimat Visnupriya Devi e sobre o nascimento de Srila Bhaktisidhanta , mas eles foram colocados na ordem contraria . Ambos são panchami( o quinto dia lunar) Srimat Visnupriya Devi e do panchami da lua ,cheia, e Srila Prabhupada é do panchami da lua escura. e eles foram colocados em ordem inversa, eu li isso cuidadosamente e vi que a base do texto estava errada. porque Krsna -nao teria vindo na lua cheia, e goura sakti na lua escura? eu percebi que era justamente o oposto,

Eu mostrei isso a Sripad Bon Maharaj, que considerou isso um grave erro. ele imediatamente redigiu uma carta aos editores, - que é isso? nós imaginamos que os editores, tem algum contato com a realidade e o que eles escrevem tem alguma conexão verdadeira com o sentimento, como tal tipo de erro é possível?
Será que eles nao tem uma conexão srauta, ? é tudo invenção! Assim isso foi detectado , e uma correção foi publicada em seguida.

Quando Srila Bhaktisidhanta foi ali o livro - Ray Ramananda , Mundos Relativos e Brahma samhita foram publicados. mencionou-se que quando Mahaprabhu foi a Vrindavan, ele encontro-se com Sri Rupa e Sanatan no caminho. mas eu sabia bem que ele os havia encontrado em seu retorno de Vrindavan, assim eu fiz meu protesto, mas eu nao levei esta situação a nosso Guru Maharaj. mas deve ter chegado ao conhecimento dele, que eu tinha detectado todas essas coisas, nas ocasião de seu Vyasa puja Srila Bhaktisidhanta me escreveu uma carta e lá ele mencionava antes de meu nome- sastra- nipuna Sridhar Maharaj- ou aquele que tem um profundo conhecimento das escrituras. essa era sua consideração.

Pergunta- E sobre a descoberta do local de Sri Ramananda Ray ?
Srila Sridhar Maharaj- sim, Quando eu fui chamado de Uttar pradesh para me juntar com o grupo de Madras, eu tinha o nome de Sri Ramendra Sundar Battacarya, mas depois mas eu era convertido a Ramananda Das, e com esse nome ele me enviou com o grupo para localizar o local de Mahaprabhu e Ramananda Ray, e ali instalar o pada- pita, ou as pés de lotus de Mahaprabhu.

Nesta época eu proferi uma palestra sobre a conversa de Mahaprabhu e Ramananda Ray em Kobhur, e depois eu ouvi de Sripad Krsnadas Babaji e de Bon Maharaj que esta palestra foi muito apreciada e que ela continha os ensinamentos mais preciosos.
Pergunta- Este templo onde o senhor instalou as pegadas de Mahaprabhu- pada pita ainda existe hoje?

Srila Sridhar Maharaj- sim, durante a nossa época as deidades foram instalada por nosso Gurudev, mas havia apenas aquele pada-pith mandir, o mandir em separado foi inaugurado após Srila Bhaktisidhanta, talvez por Sripad Bhakti Vilas Thirta Maharaj.
Mas tarde eu mesmo como sannyasi junto com Sripad Hayagriva Prabhu
realizamos outros trabalhos,

Eu também coletei fundos do Raja de Jaipur, para nosso templo de Madras.isso também é uma historia, O Sr O. Pulla Reddy foi apontado como o Governador oficial de Jaipur, devido a que fosse um adivasi( uma área de pessoas indígenas) um tipo especial de governo foi estabelecido ali.pelos Britânicos; e o governador era mais poderoso que o rei.

Nos viemos de Madras com uma recomendação do chefe de justiça dali. o Sr Rameshan, para nos encontrarmos com o Raja de Jaipur, nisto o Raja prometeu pagar o custo do templo de Madras, mas ele mantinha-se nos dizendo,- vão aoGovernador e ele , e não eu, lhes dará o dinheiro, assim vocês devem consultar o meu superior. eu só estou dando a minha aprovação, mas o dinheiro será pago por ele.voces devem encontra-lo.
Eu havia ouvido dizer que ele era um homem meio ateísta assim eu estava hesitante em me aproximar dele. mas eu disse- nao você é o rei, você é o mestre, será melhor que você de o dinheiro.

Mas ele insistia , -não você devem encontra-se com o Governador.
Mas quando eu fui ao Governador, ele afirmou o contrario- ele disse “oh eu sou o ultimo homem que poderia pagar tal importancia.para construir o templo de Madras, se vocês o construíssem aqui., então eu teria alguma consideração, as pessoas aqui teriam alguma recreação no templo. mas essa pobres pessoas, mal- alimentadas, mal- vestidas, e quando temos algum dinheiro extra, eu devo doa-lo para a ajuda destas pessoas, os fundos são para essa causa, não para essa luxuria de construir Templos e isso ainda na cidade de Madras.

Vocês devem ir lá e levantar fundos para construir seu templo.
Então eu achei que isso era uma causa perdida, e um remédio drástico deveria ser aplicado, então eu falei um sloka do Bhagavatam,

vikriritam vraja vadhubhir idam ca visnoh
sraddantvito nusrnuyad atha narnayed yad
bhaktim param bahgavati pratilabhya kaman
hrd rogam asv apahinoty achirena dhirah


Você diz que quer ajudar os adivasis, eu também quero ajuda-los, mas sua ajuda é de um modo especial, e minha ajuda é de outro modo, é dito nas escrituras que se nao se anseia por algo neste mundo, então se tem um coração doente. menciona-se no Bhagavatam por Sukadev Goswami: kaman hrd rogam...

Eu quero isso, eu quero aquilo, eu quero milhares, eu quero milhões- isso é um coração doente, e não um coração verdadeiro. quando eu era um porco eu comia uma montanha de fezes, mas minha fome não era saciada, quando eu era um elefante eu devorei toda uma floresta, mas a minha fome nao terminou, assim a fome nao pode ser saciada deste modo. “existem tantos que acumularam milhões; ainda assim eles dizem- nao isso é muito pouco e quero mais, mas isso é um coração doente. e no Bhagavatam Sukadeva Goswami deu um remédio para isso, vikriritam.....quando você pode harmonizar o absoluto para ter suas brincadeiras totais e irrestritas e usa sua propriedade em relação a tudo,se você pode acomodar a concepção do absoluto com o meio ambiente, então você pode libertar-se deste coração doente., nao existe outra maneira.

O homem ficou impressionado, lagrimas caiam de seus olhos.Swamiji eu creio em Deus.
Os seus olhos davam testemunha disto.
Eu lhe darei seu dinheiro. mas nao agora, vá a Madras, eu pagarei.
Ele enviou o dinheiro e o templo de Madras foi construído.

A minha pregação nao era do falso coletador de fundos, mas de uma franqueza direta; falando simplesmente a verdade, não de uma maneira suplicante ou indireta, bajuladora, ou com doces palavras para de algum modo roubar o homem. era uma conversa direta, Por que eu vim aqui? qual o fascínio que me trouxe aqui? eu tentei o melhor de mim apresentar este fascínio para ele, essa é a motivação para pregar- você deve apreciar tal causa. eu tenho apreciação nesta linha. eu nao acho que eu esteja errado, a todo momento eu pensava na forma correta de aceitar essa principio. e seguia nesta linha.

Após o desaparecimento de meu Guru Maharaj haviam curadores apontado por ele e ele disse para fazer um corpo governante, infelizmente para nós houve muitas distorções e a missão nao pode manter-se unida.

Embora eu achasse que eu deveria tentar o máximo possível purificar o movimento, segundo a minha consciencia,assim eu achei que deveria parti silenciosamente. O meu principio era que nao se deveria tentar lutar novamente entre nos para purificar a missão. essa foi a minha mentalidade, outros devotos excelsos nao puderam tolerar as discrepância e seguiram lutando.

De algum modo eu ainda continuava associado, quando houve um caso e alguns irmãos espirituais de peso foram presos e o caso seguiu. eu nào poderia partir como um covarde, mas após um ano o caso terminou e foram libertados. eu fui para Vrindavan deixando assim a associação do Math,eu não dei atenção para essas lutas.

Eles tentaram ao máximo manter-me com eles, mas eu disse que não era possível para mim manter-me ali ( pois elementos perturbavam a paz) eu fiquei em Vrindavan por um mês e completei o Urjja vrata ali. Eu peguei uma Govardhana sila e vim para Bengala e aluguei uma casa por duas rupias ao mês , quando eu retornei a Vrindavan eu encontrei meus irmãos paternos, Mani Babu, ele trabalhava na estrada de ferro, eu pedi a ele para me dar dez rupias por mês, por alguns meses, ele concordou e fez isso por dois ou três meses. e com isso eu vinha para Navadwip. Gradualmente os outros tentavam me encontrar e finalmente eles me acharam e começaram a visitar-me, sempre que eles vinham eles traziam algum presente.

Sriyukta Sakti Charan Ray conseguiu esse pedaço de terra ( onde hoje é nosso Math) ele comprou com seu proprio dinheiro. aqui eu iniciei meu serviço de coração numa cabana. Em 1942 no dia de Rattayatra eu vim morar nesta cabana com a Govardhana sila. Antes disso eu vivi um tempo com Sripad Kesava Maharaj nesta casa alugada, e as vezes em Midnapore Math com elevada pessoas como Sripad Yayavar Maharaj e Sripad Madhava Maharaj. e outros.

Mas aqui eu estava isolado, apenas uma pessoa estava comigo, após algum tempo, outra pessoa com alguns cavalheiros de Orissa vieram e alguns irmãos espirituais também, então Sripad Govinda Maharaj, que na época era Sri Gourendu Brahmacari, um menino apenas vieram.

Sripad Krsnadas Babaji disse a mim- por favor de atenção a esse menino, Sri Gourendu Brahmacari, ele é muito inteligente e qualificado, eu tentei dar um pouco mais de atenção a ele, mas os outros nao podiam tolerar isso, eu queria ajuda-lo em sua educação em sânscrito, etc.. mas eles nao podiam tolerar isso e então eles fizeram uma proposta que deveríamos preparar um documento. Nesta época o edifício do Math já estava sendo construído em 1943.

Duas pessoas que haviam ficado comigo por algum tempo agora exigiam um documento nomeando como curadores três irmãos espirituais, dois eram eles mesmo e um poderia ser eu.

Eu então perguntei sob qual lei tudo deveria ser administrado: eles disseram que seria pelo voto majoritário, isso significa que sempre que eles combinassem eles poderiam fazer qualquer coisa que quisessem, assim eu disse”eu evitei permanecer na companhia de muitos devotos e sannyasi respeitáveis, eu vim para viver sozinho: isso nao significa que vocês dois vão me dirigir- eu nao posso aceitar isso”eles começaram a rebelar-se e causar perturbação.
Havia uma transigência.

Sripad Goswami Maharaj e Sripad Madhav Maharaj vieram haviam mais de cinco mil rupias no banco, e outra sete mil mais ou menos era para a eles , então eu poderia permanecer aqui como proprietário absoluto, Sripad Goswami Maharaj veio em minha ajuda, ele vez um empréstimo de quatro mil rupias, e Sripada Yayava r Maharaj e outros coletaram mais fundo em outros lugares, desde esta época eu estou aqui. isto é historia.

Eu nao sai para pregar muito intensamente, eu estou quase sempre sentado aqui, eu raramente saio, como no estilo antigo, Sripad Madhav Maharaj sempre foi muito amigável ele fazia acusações, “você esta rejeitando a seção educada da sociedade, sentado aqui inativo você rejeitando as pessoas. você tem qualidades e capacidade de pregar os ensinamentos de Sri Caitanya, especialmente para a o setor educado ,da sociedade, mas você não faz assim”, sempre que ele vinha ele costumava me acusar.

Quase todo ano após completar as comemorações de Goura- purnima ele costumava me visitar e sempre me acusava! eu tambem ia para as comemoracoes em seu Math de Calcutá eu ia e proferia palestras ali.desta maneira os dias foram se passando.
Eu encontrei pela primeira vez Sripad BhaktivedantaSwami Maharaj em Allahabad, antes de tomar sannyasi, após isso eu vim para cá na Bengala e então fui visitar Madras.isso provavelmente foi em 1930 quando eu o encontrei em Allahabad, nesta época ele era o representante da Kartik Bose Laboratórios. ele foi levado para o Math nosso Guru Maharaj não estava lá. em 1933 ou pouco depois do Vraja mandal parikrama nosso Gurudeva veio a Allahabad para fixar a pedra de fundacao e nesta época Swami Maharaj encontrou-se com Srila Bhaktisidhanta e aceitou iniciação. Vocês já conhecem bem minha relação com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores